36º Enafit – Programação técnica vai espelhar a realidade dos Auditores-Fiscais do Trabalho

36º Enafit – Programação técnica vai espelhar a realidade dos Auditores-Fiscais do Trabalho 36º Enafit – Programação técnica vai espelhar a realidade dos Auditores-Fiscais do Trabalho 36º Enafit – Programação técnica vai espelhar a realidade dos Auditores-Fiscais do Trabalho 36º Enafit – Programação técnica vai espelhar a realidade dos Auditores-Fiscais do Trabalho 36º Enafit – Programação técnica vai espelhar a realidade dos Auditores-Fiscais do Trabalho 36º Enafit – Programação técnica vai espelhar a realidade dos Auditores-Fiscais do Trabalho
Clique na imagem para ver todas as fotos

Os grandes temas da Auditoria-Fiscal do Trabalho estarão presentes

Por Nilza Murari

Durante dois dias, 28 e 29 de junho, a Comissão Organizadora do 36º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit esteve reunida em Brasília para avançar nos detalhes da preparação do evento. O Encontro será realizado em Cuiabá (MT), de 18 a 23 de novembro, com o tema geral “Auditor-Fiscal do Trabalho – Autoridade Trabalhista a serviço da sociedade”.

Uma parte da reunião foi dedicada à infraestrutura e organização. Este ano o Encontro se realiza no Centro de Convenções Pantanal, muito adequado para abrigar o evento.

Outra parte voltou-se para discussão da programação técnica. Os temas escolhidos para debates e cursos, as abordagens e recortes foram amplamente examinados sob vários aspectos. Para o presidente do Sinait, Carlos Silva, esse momento de construção da programação é extremamente importante.

“A programação técnica deve refletir a realidade do que estamos vivendo na Auditoria-Fiscal do Trabalho. Temos convicções, dificuldades, particularidades, visões e experiências que precisam ser colocadas e devidamente debatidas de forma qualificada. Isso é fundamental para que os Auditores-Fiscais do Trabalho se apropriem do protagonismo e da força institucional e social que têm, com segurança institucional e jurídica em suas ações. O momento é ímpar. O Sinait tem a missão de conduzir esse debate e apontar soluções, junto com a categoria”, diz o presidente.

Estarão presentes no Encontro temas como o eSocial, um assunto atualíssimo, que já produz impactos sobre a Auditoria-Fiscal do Trabalho e terá ainda muito mais à medida que o sistema se tornar obrigatório para as empresas.

A reforma trabalhista será tema direto e transversal em diversos painéis e se torna emblemático, pois o evento se realiza poucos dias após a Lei 13.467/2017 completar um ano de vigência. Será também tema do Concurso de Artigos Científicos, que retorna à cena do Enafit. O tema e o regulamento serão divulgados em breve.

Também serão discutidos trabalho escravo e trabalho infantil, segurança e saúde no trabalho, com abordagens diferentes das apresentadas em encontros anteriores, sintonizadas com a situação atual do país e da Fiscalização do Trabalho. Haverá um espaço para a diretoria do Sinait discorrer sobre as atividades sindicais e políticas da entidade.

Como parceira do Sinait e da Delegacia Sindical do Mato Grosso, a Confederação Iberoamericana de Inspetores do Trabalho – CIIT realiza a 10ª Jornada Iberoamericana de Inspeção do Trabalho. Este é um momento de troca de informações e experiências com Inspetores do Trabalho de nações irmãs sobre aspectos da fiscalização, das leis trabalhistas e da realidade social em cada país.

Já está confirmada a participação do professor Leandro Karnal, que desenvolverá o tema “No Brasil de hoje: a importância do trabalho para o indivíduo e para a sociedade”.

A Comissão Organizadora ainda prepara cursos para os Auditores-Fiscais do Trabalho e para segmentos do mundo do trabalho, mantendo a tradição de interagir com a sociedade local. Haverá, também, o lançamento da campanha institucional. Surpresas e atividades formatadas para dar maior visibilidade ao Encontro Nacional e à Auditoria-Fiscal do Trabalho estão sendo definidas.

“Por tudo o que está sendo construído, estamos certos de que será um Encontro muito significativo e atrativo para os Auditores-Fiscais do Trabalho, com conteúdo muitíssimo relevante para o quotidiano da fiscalização”, diz Valdiney Arruda, Delegado Sindical do Sinait no Mato Grosso.

 

Inscrições abertas

As inscrições para participar do 36º Enafit já estão abertas e são feita exclusivamente pelo hot site do evento – www.enafit.com.br 

Para se inscrever basta seguir as instruções, que são auto explicativas.

Quem se inscrever até o dia 10 de agosto garante melhores condições de pagamento, pois haverá virada de preços no dia 11.

A agência oficial é a Agência de Turismo Confiança. Entre em contato e contrate sua viagem. A sugestão é para que você chegue alguns dias antes ou estenda a sua estadia no Mato Grosso para aproveitar as várias atrações turísticas que o Estado oferece.

 

Mais informações com a Agência de Turismo Confiança. Fale com:

José Eduardo | (65) 3314 2717 | [email protected]

Conceição | (65) 3314 2724 | [email protected]

Brunna | (65) 3314 2736 | [email protected]