36º Enafit – Espetáculo faz viagem pela história do Mato Grosso

36º Enafit – Espetáculo faz viagem pela história do Mato Grosso 36º Enafit – Espetáculo faz viagem pela história do Mato Grosso 36º Enafit – Espetáculo faz viagem pela história do Mato Grosso 36º Enafit – Espetáculo faz viagem pela história do Mato Grosso
Clique na imagem para ver todas as fotos

Por Cláudia Machado

Edição: Nilza Murari

O estado de Mato Grosso é dos raros lugares do planeta que abrigam três biomas: Amazônia, Pantanal e Cerrado. Seus ecossistemas, somados às belezas do Araguaia, sítios arqueológicos e chapadões atraem turistas de todos os lugares. Na tarde de quarta-feira, 22 de novembro, os enafitianos puderam conhecer um pouco mais sobre o estado, com o espetáculo Mato Grosso em Cena, que conta sua história por meio da música, poesia e dança.

Durante cerca de 30 minutos o artista Edmilson Maciel representou diversos personagens da cultura regional. Um deles, Mato Grosso, relata sua trajetória e revela o desbravamento, etnias indígenas, suas guerras, divisão, culturas e tradições. A união entre as artes cênicas e a música é enaltecida pela poesia, uma vez que a narração é feita por meio da declamação de poemas e da prosa que ressalta sua diversidade cultural. O desenvolvimento econômico também está presente com a narrativa da expansão agropecuária e a necessidade de consciência ambiental.

Ao final do espetáculo, Edmilson Maciel agradeceu aos Auditores-Fiscais do Trabalho pelo trabalho em defesa da população brasileira. “Estou me apresentando para pessoas que trabalham pelo desenvolvimento da humanidade. Conheço a causa, acompanho e sei da importância de vocês para a sociedade”, disse.