Apresentação


38º Enafit - Venha participar desse reencontro da categoria em Recife. Após dois anos sem Enafit, os pernambucanos organizam um Encontro memorável


O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINAIT e sua Delegacia Sindical de Pernambuco – DS/PE unem esforços para realizar o 38º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – Enafit, na cidade de Recife, de 20 a 25 de novembro de 2022.

Recife abrigou a 24ª edição do Encontro Nacional, em 2006, e agora, volta a sediá-lo, em contexto bastante diferente de 16 anos atrás. Principalmente, após as mudanças decorrentes de dois anos de pandemia e muitas restrições e perdas. No calor e encantos de uma das mais antigas capitais do país, o Encontro será realizado em busca de novos horizontes e caminhos para o futuro da Auditoria-Fiscal do Trabalho e o trabalho no Brasil.

Será uma oportunidade para avaliar os impactos e desdobramentos desta profunda mudança. Como estarão os trabalhadores com a ampliação do trabalho remoto e também a Auditoria-Fiscal do Trabalho, após esse período em que as fiscalizações foram cercadas de muitos cuidados e necessitaram de um olhar diferente do Auditor para a segurança dos trabalhadores? Nesse sentido, o tema “A Auditoria-Fiscal do Trabalho essencial para o futuro” levará a diversas discussões e norteará os trabalhos.

Um evento grandioso, que reúne Auditores-Fiscais do Trabalho de todo o país, em encontro de natureza técnica e também de congraçamento.

No âmbito interno, amplia as discussões sobre os assuntos correntes, indica ao Sindicato Nacional as políticas a serem desenvolvidas, os temas que mais interessam aos Auditores-Fiscais do Trabalho e que demandam maior envolvimento da entidade.

No âmbito externo, consolida parcerias atuais e pavimenta novas, abre portas para o engajamento em projetos, além de projetar o Sindicato e a atuação dos Auditores-Fiscais na comunidade que abriga o evento, assim como em todo o país e no exterior.

Debater os temas mais polêmicos é imperativo e vital. A tarefa é árdua, mas torna-se menos desgastante devido ao clima de fraternidade que envolve o Encontro Nacional. Nos debates, os Auditores-Fiscais do Trabalho encontram as convergências que unificam as lutas. A defesa da Inspeção do Trabalho como instrumento de promoção de cidadania e dignidade para os trabalhadores é o elemento comum a todas as correntes de pensamento.

Recife será o palco dessas discussões, que certamente serão ricas e intensas, apontando os caminhos futuros. Uma capital acolhedora, com lindas paisagens e muitas peculiaridades culturais, encantará a todos os que decidirem participar do 38º Encontro.