Conheça Recife


Recife: venha conhecer!


Recife é uma cidade histórica e contemporânea, com riquezas culturais e naturais


O 38º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Enafit) ocorrerá de 20 a 25 de novembro, em Recife (PE). É uma cidade que se destaca pela diversidade arquitetônica, expressões culturais, musicais e culinária. É uma experiência que vai suscitar seus sentidos durante sua estada nesta cidade histórica e contemporânea.

A capital dispõe de atrações urbanas e litorâneas. Neste período, em novembro, início do verão, com um clima aprazível, é possível passear pela cidade a pé e visitar vários pontos turísticos no centro histórico, como o Recife Antigo, que é datado do Século XVI, à margem do porto, e é cercado por rios, pontes e penínsulas.

No entanto, os prédios antigos e os casarões estão dispostos em vários bairros e pontos importantes da cidade. O estilo arquitetônico vai do neoclássico, passando pelo barroco até os arranha céus modernos. São referências remanescentes que chegou a era atual de uma cidade que enfrentou diversas mudanças, desde sua fundação em 1537, a partir do processo de colonização do território brasileiro empreendido pelos portugueses, perpassando por invasões que deixaram raízes como a holandesa, que dominou a cidade, entre os anos de 1637 e 1654, até as mudanças conceituais e políticas do Século XX e XXI na atualidade.

De lá para cá, além da história, registrada na intricada arquitetura, a capital recifense dispõe, entre suas atrações imperdíveis, o Marco Zero, o Centro de Artesanato, Rio Capibaribe -representando a Veneza brasileira -, Parque das Esculturas, Museu Cais do Sertão, Paço do Frevo, Instituto Ricardo Brennand & Oficina Brennand, Teatro Santa Isabel, Mercado de São José & Mercado Boa Vista, Centro Cultural Judaico, Rua Bom Jesus e feirinha. Embaixada dos Bonecos Gigantes, sem faltar, é claro, a famosa praia de Boa Viagem.

Saindo do centro urbano para o litoral, a cidade oferece várias opções de passeios, como a Praia do Pina que é uma continuação da Praia de Boa Viagem. Praia de Piedade, Praia de Candeias e Praia Barra de Jangada, localizadas em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. A Praia de Marinha Farinha, a 35 quilômetros de Recife, e a Praia de Calhetas, no Cabo de Santo Agostinho, a 40 quilômetros da capital, são atrações litorâneas próximas e de belezas especiais.

Nestes lugares, é possível sentir a força cultural presente na decoração, vestimenta, culinária e referências musicais. A cultura de Recife é marcada por diversas manifestações artísticas, como, por exemplo, coco de roda, a ciranda, o afoxé e o frevo.

No entanto, é preciso lembrar da culinária local e não deixar de experimentar o bolo de rolo, tapioca, arrumadinho de charque, bolo Souza Leão, carne de bode e bobó de camarão, entre outras opções fantásticas da cozinha pernambucana.

Essas são apenas algumas opções da cidade que valem a pena experienciar, mas há muito mais, todas com uma boa infraestrutura de hotéis, pousadas, restaurantes e bares, com passeios, show e música nos espaços de entretenimento.

Os pontos turísticos são sugestões para os enafitianos que pretendem esticar a estada e aproveitar, neste período, a diversão e arte oferecida pela cidade. Recife espera você!