Notícia

37º Enafit – Faltam menos de dois meses para o grande evento dos Auditores-Fiscais do Trabalho

Clique na imagem para ver todas as fotos

Confira os detalhes da programação e fique atento ao prazo para a inscrição pela internet, que deverá ser feita até 5 de novembro

Por Dâmares Vaz

Edição: Nilza Murari

Faltam menos de dois meses para o grande evento dos Auditores-Fiscais do Trabalho, o Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit, em sua 37ª edição. Em 2019, Aracaju (SE) recebe as atividades, que ocorrem de 17 a 22 de novembro.

A abertura do Enafit será no Espaço Mansion Eventos e os trabalhos técnicos serão realizados ao longo de toda a semana no Centro de Convenções José Carlos Silva, no hotel Del Mar.

Todas as informações e as inscrições estão disponíveis no hotsite www.enafit.com.br. A inscrição será confirmada quando o pagamento for realizado, e os valores podem ser consultados na página na internet.

Os preços atuais valem até o dia 5 de novembro, quando se encerram as inscrições eletrônicas. Os que decidirem participar depois dessa data somente poderão fazer a inscrição no local do Encontro, na capital sergipana.

A Comissão Organizadora reforça que Auditores-Fiscais do Trabalho não poderão se inscrever como acompanhantes em hipótese alguma.

Em 2019, desde o sábado, 16 de novembro, os Auditores-Fiscais do Trabalho podem desembarcar em Aracaju, adiantando a preparação para a 2ª Corrida contra a Escravidão, que ocorre no domingo, 17. O credenciamento e entrega dos kits e materiais da corrida e do 37º Enafit começarão nesse dia. Horário e local ainda serão divulgados.

Quem se inscreveu ou pretende se inscrever deve ficar atento. A corrida é na manhã de domingo, às 7 horas, no Parque da Sementeira. Portanto, o planejamento da viagem tem que ser antecipado. Haverá transporte para o local do evento esportivo e os horários serão rigorosamente respeitados, para que não haja atrasos. A organização da 2ª Corrida contra a Escravidão é da empresa Conceito Soluções Esportivas.

As modalidades serão de caminhada de 2,5 km e de corrida de 5 e 10 km, com largada e chegada dentro do Parque da Sementeira. Vale sempre lembrar: tome um café da manhã adequado, use roupas leves, calçado apropriado e hidrate-se! Na concentração os inscritos farão aquecimento e alongamento para evitar câimbras e lesões.

Para se inscrever, acesse https://www.centraldacorrida.com.br/ccescravidao. O evento é aberto ao público e os Enafitianos têm desconto de 50% na taxa de inscrição.

Programação técnica

A programação técnica do Enafit contemplará temas da atualidade relativos à Inspeção do Trabalho e ao mundo do trabalho. O tema geral é “A Auditoria-Fiscal do Trabalho e o futuro do trabalho humano”, que abarcará as diversas transformações tecnológicas e nas formas de organização do trabalho.

Auditores-Fiscais do Trabalho estão sendo convidados para desenvolver os temas propostos. Também haverá convidados de outras carreiras do serviço público e de instituições diversificadas, para compor um panorama de visão plural e apontar possíveis caminhos para a atuação da Inspeção do Trabalho. Os debates, técnicos, contemplarão contrapontos e reflexões.

De segunda a sexta-feira, 18 a 22 de novembro, será intensa a atividade, com painéis, mesa redonda, palestra e apresentação de estudos de caso. Haverá também curso para os Auditores-Fiscais do Trabalho e para o público externo.

Além disso, a 11ª Jornada Iberoamericana de Inspetores do Trabalho trará informações do mundo do trabalho em outros países, fazendo o paralelo com as situações vivenciadas no Brasil.

Na avaliação do presidente do SINAIT, Carlos Silva, o Enafit é o espaço ideal para o desenvolvimento de reflexões que ajudem a compreender a complexidade e amplitude de todas as mudanças nas relações de trabalho. “Essas mudanças têm sido volumosas e impactam a fiscalização e nossa forma de ação. Durante o Encontro, faremos essa reflexão, com riqueza e pluralidade de opiniões”, garante.

A presidente da Delegacia Sindical do SINAIT em Sergipe, Maria Mazzarello Andrade de Mendonça, reforça o chamado à categoria. “O Enafit será muito atual e dinâmico, com inovações e presenças ilustres. É uma oportunidade para fazer discussões ampliadas e qualificadas da categoria.” ​